terça-feira, 11 de agosto de 2009

A CIPA por você!

Deixe seu comentário e sugestões sobre que assuntos são de maior interesse para que sejam explanados na Semana Interna de Prevenção de Acidentes -SIPAT:

  • Higiene no ambiente de trabalho
  • Câncer de mama e próstata
  • Tabagismo
  • Prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e lar
  • Aids
  • DST's
  • Primeiros Socorros

A CIPA agradece sua colaboração.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ginástica Laboral: "Um benefício a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho"

A Ginástica Laboral é uma atividade física aplicada para diminuir o nível de estresse, promover a saúde, evitando lesões, doenças inflamatórias e problemas de coluna, além de gerar a integração do grupo como forma de aumentar a produtividade, visto que os funcionários saudáveis e satisfeito com o seu trabalho tende a um rendimento maior.

Benefícios para a empresa:
Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.
Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.
Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.
Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

Benefícios físicos para o trabalhador:
Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.
Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

Exemplos de atividades para trabalhadores administrativos:

Independentemente da atividade exercida, esses trabalhadores têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são: problemas de postura, tendinites, pressão alta, etc.
Algumas funções podem ter ainda outros agravantes, como digitadores ou programadores, que utilizam demasiadamente determinados músculos do braço e mão para trabalhar.
Você, colaborador, poderá parar por alguns minutos pelo menos a cada duas horas de trabalho e executar alguns alongamentos para grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas. Isso combate a má postura e evita formigamentos por problemas circulatórios.
Movimentos como elevação do ombro, sua projeção para frente e para trás ajudam. Para o pescoço, flexione-o para frente e para trás, também de um lado para o outro e por fim um grande movimento circular da cabeça (circundução).
Para o tronco, espreguice-se (flexão para trás), dobre-se (flexão para frente) e incline-se flexionando lateralmente. Faça os movimentos gentil e lentamente.
Em relação às pernas, utilize as escadas sempre que se locomover por alguns andares, promovendo uma melhor circulação. Além dos benefícios cardiovasculares, promovidos até mesmo em pequenas distâncias, você estará aumentando seu gasto calórico, importante fator na manutenção da saúde.
Para funções específicas há exercícios específicos. Se você trabalha ou passa muito tempo diante de um computador, por exemplo, deve realizar uma pausa periódica para olhar e focalizar objetos distantes, aliviando a visão. Também deve realizar exercícios de alongamento para as mãos e antebraços, evitando sobrecarga por digitação ou utilização do mouse:
Estenda o braço à frente, deixando a mão relaxadamente caída para baixo. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo na direção do seu quadril, com as costas da mão voltadas para a tela do computador, por 20 a 30 segundos, para alongar a musculatura posterior de seu antebraço.
Puxe a mão relaxada agora para cima, em direção à sua cabeça e com a palma da mão voltada para a tela do computador, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço. Repita, realizando os mesmos exercícios para o outro braço.



Escrito para o Saúde em Movimento por:Sérgio H. F. de CarvalhoInstituto de Ciências da SaúdeUniversidade Paulista - UNIP



segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuidados com higiene evitam o contágio da nova gripe

Cuidados com higiene evitam o contágio da nova gripe

A nova gripe, ou H1N1, é um vírus transmitido de pessoa para pessoa, por isso alguns cuidados com a higiene devem ser reforçados para evitar o contágio e a proliferação da doença. Apesar do avanço da doença, o Ministério da Saúde deixa claro que a nova gripe não é mais perigosa do que a gripe comum: tem a mesma taxa de mortalidade da comum: 0,4%. Ou seja, quatro mortes em cada mil doentes. Até os sintomas são parecidos. Por isso, as autoridades de saúde alertam que só deve buscar atendimento médico quem tiver febre acima de 38ºC, tosse e, principalmente, falta de ar. Mesmo assim é preciso ficar por dentro para se proteger do vírus. São dicas simples e que ajudam a evitar a proliferação da doença.


Lave as mãos e o pulso constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool também são indicados.

· Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Cubra seu nariz e boca com um lenço, preferencialmente descartável, quando tossir ou espirrar.

· Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca.

· Se estiver gripado, evite locais fechados e aglomerações.

Aos que se destinam às áreas afetadas:

· Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

· Evitar locais com aglomeração de pessoas e o contato com doenças.

· Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

· Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirar.

· Se adoecer, procurar assitência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

· Não usar medicamentos sem orientação médica.

Aos que chegarem de áreas afetadas:

· Viajantes procedentes de áreas com casos confirmados da doença e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao médico o seu roteiro de viagem.